sexta-feira, 6 de julho de 2007

Coletânea de Sucessos


Alta Fidelidade = Ouça o disco, leia o livro, veja o filme.

Alta Fidelidade é um fenômeno cultural. Escrito pelo papa da literatura contemporanea Nick Hornby, é de uma leveza e inteligencia impar. Narra as desventuras de Rob, um trintão nerd viciado em listas do tipo Top 5 e musica, que depois de levar um fora da namorada por ser acomodado, decide analizar todos os seus principais relacionamentos. O livro, um best seller em diversos paises, encanta por ser de leitura leve e descompromissada, mas ao mesmo tempo é genial e com uma historia sólida. Seus dias de puro marasmo nerd em sua loja de discos, a vontade de entender o porque é sempre rejeitado e seus comentarios sobre a vida demonstram um desanimo, parecendo ser irreversivel sair do cotidiano. Livro que ja nasceu classico, pela diversas referencias a cultura pop da musica e por todos termos na vida um periodo, por menor que seja, em que fazemos um balanço de tudo que ja aconteceu e procuramos respostas. Quando lemos tal obra, em diversas passagens a nossa própria vida parece estar sendo contada;
O filme baseado no livro, dirigido por Stephen Frears, consegue ser tão interessante e genial quanto a obra original. Rob Gordon é vivido por John Cusack, em possivelmente sua melhor atuação, consegue mostrar toda a paranóia e indecisão do personagem. Falando diretamente para a camera em boa parte do filme, mostra porque é um dos atores mais "cool" dos ultimos tempos. As diversas referencias pop do livro são atualizadas em diversas cenas( o livro se passa nos anos 80) e o local da historia tambem é mudado( originalmente é em Londres e no filme tudo acontece em Chicago). Outro grande ponto alto do filme são os coadjuvantes. Jack Black é um de seus funcionarios na loja de disco tagarela, fanatico por hard rock e filmes b ele é o contraponto do personagem de Todd Lousio, um indie timido que não se impõe ao comportamento abusivo de seu colega. Tim Robbins faz um rival de Cusack, com aparencia grotesca e rende um dos momentos mais divertidos do filme. Catherine Zetta Jhones interpreta uma antiga namorada sofisticada de Rob, em aparição rapida. As famosas listas top 5 do protagonista e seu comportamento esnobe em relação a cultura- "Vocês são elitistas, desdenham de quem tem menos conhecimento que vocês..."- torna o personagem ao mesmo tempo arrogante e simpatico. Com uma trilha sonora muito boa( em sua maioria composta por bandas alternativas e grandes nomes do rock & pop -Bruce Springsteen, Bob Dylan, Lou Reed, Velvet Underground, Queen, Elvis Costello, Steve Wonder, Marvin Gaye, Aretha Franklin, Freddie Mercury, Burt Bacharach ) e um roteiro agil e inteligente, Alta Fidelidade é filme pra se ter na coleção, de preferencia perto dos discos de vinil, ja que tem tudo a ver. O que veio antes? A musica ou a triteza? Assista e descubra.

2 comentários:

Phmarinho disse...

Nunca li o Livro, mas sei que ainda há tempo para me redimir!
O filme é fantástico, eu me identifico bastante com o Rob Gordon, pq tb tenho umamania besta de listas! hehehe
a trilha tb é muito boa!!! pra mi, nostálgico de carteirinha, é um prato cheio!!!
pena que o filme tenha sido pouco visto, ficou mais restrito a um publico mais específico!(pelo mesno é essa a impressão que me dá!!!)
No mais, parabéns Sasquash!!! Gostei da resenha!!!

Unknown disse...

taí um filme q na vejo faz séculos.

muito, muito bom.