sexta-feira, 27 de julho de 2007

Som e Furia

Michael Bay(quem diria) surpreeende com Transformers;

O saudosismo imperou na sessão de Transformers, o novo filme de Michael Bay. Assisti na primeira sessão da tarde de uma segunda feira chuvosa e 90 % das pessoas que estavam presentes na sala tinham mais de 25 anos. Foram em busca de diversão e de matar as saudades de personagens que habitaram sua infancia. E conseguiram isso em doses cavalares. Transformers é sem duvida o melhor "pipoca" do ano, e talvez o filme mais barulhento ja tive a alegria de assistir. O roteiro é simples, e talvez aí more a sua principal virtude. Quem vai ver um filme sobre robos intergalaticos se engalfinhando em plena Los Angeles, realmente não busca algo muito complexo. Diferentemente de Quarteto e o Surfista, que é bobo e não diz a que veio, Transformers encanta pela sua honestidade. Quem tem alguma intimidade com os personagens se diverte o dobro, mas não é essencial saber muita informação. Bay teve um pulso que ninguem esperava, dosando as suas famosas cenas de ação com alivios comicos muito bem realizados. Shia LaBeouf é extremamente carismatico, seu personagem Sam Withwick é o tipico adolescente americano em busca de seu primeiro carro(o primeiro simbolo de status de um jovem nos EUA) . É interessante a sacada do filme colocando pequenas homenagens aos fãs antigos(como o fusca que era o Bumblebee original na loja de carros usados no filme trocado por um Camaro, e trazendo o dublador do Optimus Prime no desenho para fazer a voz do personagem no filme). A grande batalha entre Autobots e Decepticons é de uma loucura visual estupenda. É impossivel não se render ao apuro que Bay investiu nas cenas de ação, elas são vertiginosas, usando o clichê maximo para descrever: são de perder o folego. As partes direcionadas para a comédia são engraçadissimas, principalmente os pais de Sam, Turturro como o agente caxias e escroto e Anthony Anderson como o nerd que mora com a avó(ja virou uma instituição do cinema todos os filmes terem um nerd gritalhão). Os robôs tambem mantem a veia comica com piadinhas mais simples, mas que são bem pensadas(excluindo é claro a cena em que Bumblebee "urina").
Os Autobots com personalidades bem definidas e a austeridade de Optimus Prime são o contraponto exato de seus inimigos que sentem total desprezo pela raça humana(Megatron o nêmesis mor em certa cena chega a dar um "peteleco" em uma pessoa).
Sai da sessão de Transformers imensamente satisfeito. Duas horas e meia de pura diversão descompromissada que me levaram de volta aos meus 8 anos. E isso não é qualquer filme que proporciona.Nunca imaginei que falaria tão bem de um filme de Michael Bay. E que venham as sequencias ja prometidas.
Nota : 9

Saudades do meu Bumblebee...

Um comentário:

Dr Johnny Strangelove disse...

o primeiro passo do sucesso é ser sincero e o que você escreveu é a pura verdade. o filme é um pipocão do cacete e que não conseguimos nos contentar em ver só uma vez ...
experiencia magica foi isso que senti ...


e sim, na versão dublada a voz de Megatron é a mesma porém de Optimus Prime ... porém é um filme magnifico
dé uma passada lá no blog e comente sobre o que achou do filme


abraços cara e sucesso