terça-feira, 10 de julho de 2007

Um é pouco, dois é bom...

No "ano do três", a critica erra feio.

Em um ano recheado de filmes-evento, 4 franquias milhonarias fecharam suas trilogias, para o bem ou para o mal, todas elas estão indo muito bem em bilheteria, inclusive quebrando alguns recordes. Mas a principal semelhança entre três desses filmes, é a critica ferrenha, que achou todos abaixo do esperado, quando não tachados de ruins. Homem-Aranha III, Piratas do Caribe - No fim do Mundo & Shrek Terceiro foram massacrados pela critica especializada. É interessante frisar que todos eles tiveram grande sucesso de publico. Mas afinal, os criticos estavam certos? O que tornaria esses filmes tão ruins, ou pelo menos abaixo das espectativas? Existem respostas?
Sim.
Desde 2005, todos os filmes baseados em quadrinhos posteriores a Batman Begins, foram massacrados nas criticas. É bastante claro que existe uma saturação do genero. X-men o filme, de 2000, provou que adaptações ainda atraiam atenção, mesmo depois do desastre chamado Batman & Robin de 1997. Depois dos mutantes tirarem essa desconfiança, uma enxurrada de filmes baseados em quadrinhos invadiu os cinemas. Tivemos verdadeiras pérolas, filmes que são de uma qualidade inegavel como X-men II, Homem Aranha 2 e o ja citado Batman Begins, mas ao mesmo tempo tivemos filmes que merecem definhar nas locadoras como Elektra e Mulher Gato. Fora esse desgaste, temos um caso interessante: o alto nivel de algumas dessas adaptações deixou todos com uma expectativa enorme. Todos esperam filmes com a qualidade superior ao anterior. Isso se tornou tonica dominante, e qualquer coisa se tornou defeito irremediavel. Vamos por partes:
Homem Aranha 3: muita bobagem foi falada, que o excesso de personagens prejudicou, que o roteiro era confuso... Até o cabelo de Peter Parker e uma cena em que a bandeira americana apareceu foi motivo pra reclamações. Discordo. Sou fã de quadrinhos ha mais de 20 anos e não vi essas justificativas como defeitos. Ficou escancarada a falta de vontade da critica e dos fãs xiitas( que só reclamam). O filme não é perfeito, mas classifica-lo como bomba foi irresponsavel. A saga do Aranha foi encerrada de maneira muito competente, e o quarto ja foi anunciado.
Shrek Terceiro: falaram muito em ser ruim, que não era nem comparavel aos outros dois. Errado. Ele é o mais engraçado da trilogia e tem a melhor trilha sonora. Seu unico defeito talvez seja rebaixar o Burro a escada das piadas, mas não compromete o produto final. A quarta parte tambem ja foi anunciada.
Piratas do Caribe - No fim do mundo: A saga de Jack Sparrow foi muito criticada ja na parte dois - o Bau da Morte - por ser muito voltada para a comédia. Na parte 3 falaram do ritmo, das cenas arrastadas, do personagem principal aparecer de menos... Sinto muito mas acho que não assistiram o mesmo filme que eu. O fim da sagas dos piratas foi muito bem feito e com doses de humor na medida certa e grandes cenas de ação(como a batalha no rodamoinho).Uma outra saga teve sua trilogia encerrada: 13 homens e um novo Segredo, que teve criticas contidas, mesmo sendo o melhor da série.
Como as sequencias das franquias de quadrinhos irão continuar por muito tempo ainda( temos filmes de quadrinhos programados até 2010), fica a duvida: os criticos estão mesmo cobertos de razão ou apenas equivocados(ou estranhamente unidos).
Mas isso é outra historia, que terá continuação, e até uma terceira parte. Ou não.

Um comentário:

Dr Johnny Strangelove disse...

vou ser sincero com você amigo. esse ano do 3 foi mais catastrofico do que do ano passado. e Homem Aranha 3 desde do inicio sabia que seria um filme fraco, porém nunca pensei que fosse tão fraco assim. já Piratas nunca gostei da franquia, porém eu gostei do terceiro, deve ter sido a boa edição que o terceiro tem, por que roteiro, a gente pula ...

abraços